Tabela INSS 2018

Tabela INSS 2018 – Todos os trabalhadores com registro em carteira, assim como os empresários, têm o compromisso de contribuir para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, órgão mantido pelo Governo Federal. No caso dos trabalhadores, essa contribuição mensal vem indicada no holerite, mas nem todos têm conhecimento do que se trata.


Criado em 1988, a tabela INSS tem diversas funções, em especial o pagamento de aposentadoria dos cidadãos, além de outros benefícios, como auxílio-doença, pensão por morte, etc.


Para que serve a Tabela INSS 2018

Tabela INSS 2018A tabela INSS 2018 serve como referência para que os trabalhadores assalariados conheçam a porcentagem que será descontada mensalmente de seus salários.

O valor recolhido pelo INSS, ou seja, o valor descontado do salário mensalmente, costuma mudar anualmente e por isso consultar a tabela de pagamento do INSS 2018 sempre é muito importante.

O desconto também é diferente, de acordo com as faixas salariais. Quem recebe um salário maior, contribui com um valor maior para o INSS, ou seja, o desconto é maior. Esse índice pode ir de 5 a 11% do salário. É preciso também levar em conta a qual categoria pertence o empregado.

Tabela descontos INSS

Em uma primeira categoria da tabela descontos INSS 2018 estão os empregados, empregados domésticos e trabalhador avulso.

Tabela INSS 2018


Empregados – Na categoria “Empregados”, estão aqueles que trabalham de carteira assinada, contrato temporário, diretores-empregados, que prestam serviço a órgãos públicos, que trabalham em empresas nacionais instaladas no exterior, multinacionais que funcionam no Brasil ou organismos internacionais e missões diplomáticas instaladas no país.


Empregado Doméstico – Já na categoria “Empregado Doméstico” estão considerados os trabalhadores que prestam serviços na casa de uma pessoa ou família, desde que esta atividade não tenha fins lucrativos para o empregador. Como exemplo desse tipo de trabalhador estão a empregada, governanta, jardineiro, motorista, caseiro, etc.


Trabalhador Avulso – Como “Trabalhador Avulso” fazem parte os que prestam serviços a várias empresas, mas são contratados por sindicatos e órgãos gestores de mão de obra. Para citar alguns exemplos estão os trabalhadores em portos, que exercem funções como carregador, amarrador de embarcações, estivador, etc.; os que trabalham na indústria de extração de sal ou no ensacamento de cacau, entre outras.


 

Um outro grupo importante da tabela descontos INSS é o chamado Contribuinte Individual e Facultativo.

Tabela INSS 2018


São considerados como contribuintes individuais as pessoas que trabalham por conta própria, como autônomos, ou que prestam serviços às empresas mas que não tem nenhum vínculo empregatício. Estão nesse grupo os motoristas de táxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, eletricistas, vendedores ambulantes, entre outros.

As pessoas com mais de 16 anos e que não possuem renda própria também podem contribuir para a Previdência Social. Quem está neste grupo é denominado Contribuinte Facultativo, que também engloba donas de casa, síndico não-remunerado, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes, bolsistas ou não.

Como existem diferentes categorias, os descontos da tabela do INSS 2018 são diversos. Por exemplo, as categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso têm faixas e alíquotas diferentes das de contribuinte individual e facultativo.

Cabe lembrar que no caso dos empregados de qualquer categoria, uma parte do INSS  é paga pelos empregadores e outra parte é descontada do salário do empregado. É por esse motivo que para essas categorias a alíquota é inferior das que recaem sobre os contribuintes individuais e facultativos, já nesse caso não há um empregador contribuindo com uma parte.

Tabela de pagamento do INSS 2018

Tabela INSS 2018

A Previdência Social também tem uma tabela INSS 2018 voltada para os beneficiários, com a definição das datas de pagamento dos benefícios relacionados à Previdência Social. Entre esses benefícios estão auxílio-doença, salário-família, aposentadoria por invalidez ou tempo de serviço, seguro-desemprego, décimo terceiro salário, reabilitação profissional, entre outros.

Para facilitar o saque dos benefícios, a INSS tabela divide-se entre aqueles que recebem até um salário mínimo e os que ganham acima desse valor, variando conforme o mês e o último dígito do cartão pertencente ao beneficiário.


  • Conclusão 

São beneficiários do INSS os aposentados por tempo de contribuição; os que têm direito ao auxílio-doença e acidente; a pensão por morte; o salário-maternidade (por parto ou adoção), entre outros.

É importante saber quais os descontos que estão sendo feitos e, principalmente, se estão sendo feitos de forma correta por parte do empregador. Com isso, evita-se o surgimento de problemas futuros, principalmente no momento de se aposentar.

Mais informações sobre a tabela INSS 2018 podem ser obtidas nas agências da Caixa Econômica Federal ou no site da Previdência Social, através do endereço www.previdencia.gov.br.

Tabela INSS 2018
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário